Unidos pelo evangelho Mensagens de fé e esperança Devocionais e reflexões biblicas Somente a Graça de Deus

Ansiedade à Luz das Escrituras: Encontrando Paz e Esperança

Introdução: A ansiedade é o grande mal do século XXI. É notório o quanto as pessoas andam ansiosas de maneira excessiva nos dias de hoje. Importante observar também que a ansiedade atinge hoje todas as idades e classes sociais, ou seja, é um problema generalizado.

Conhecendo um Pouco sobre a Ansiedade:

Existem dois tipos de ansiedade – A primeira é a ansiedade normal, em que praticamente todas as pessoas passam em algum momento da vida. Naturalmente em alguma situação de estresse ou perigo reagimos com certa ansiedade. Esse tipo de ansiedade é controlado e desaparece à medida que a situação de estresse ou perigo diminui ou acaba.

Mas existe o segundo tipo de ansiedade que é chamada de aguda ou neurótica. Essa desenvolve sentimentos exagerados de desespero e medo, mesmo quando o perigo é inexistente. Essa ansiedade é preocupante, pois se torna descontrolada e contínua. A pessoa ansiosa nesse nível não consegue ter paz, está sempre inquieta, preocupada, angustiada, etc.

Dados estatísticos afirmam que 70% dos casos que deixam as pessoas ansiosas NUNCA irão acontecer. Em suma, significa dizer que se algo vier a acontecer com alguém que se preocupa com antecedência, ela vai sofrer duas vezes, isto é, seu sofrimento será potencializado.

O que a Palavra de Deus Diz sobre o Assunto?

No contexto bíblico a palavra grega para ansiedade tem mesmo sentido de “ESTRANGULAMENTO”, é a mesma ideia de apertar o pescoço, de sufocar. Só pela tradução já podemos concluir o quanto a ansiedade é prejudicial para a nossa vida. 

Ao olharmos para a Palavra de Deus vamos perceber que a ansiedade já é um problema existente desde os tempos remotos. No texto em destaque vamos ver o apóstolo Paulo tratando do assunto dentro da IGREJA de Filipos.

Veremos algumas orientações importantes que o texto em destaque nos traz:

1 – DEUS NÃO QUER QUE ANDEMOS ANSIOSOS!

Observamos no texto uma ordem expressa de Deus: “Não andeis ansiosos de coisa alguma”. Como já dissemos no início, a ansiedade em algum momento da vida é inevitável. É aquela ansiedade normal. Porém, o texto nos remete àquele grau de ansiedade que passa do normal (excessiva) e esse tipo de ansiedade expressa na maior parte das vezes falta de confiança em Deus. 

A Palavra de Deus afirma que não devemos andar ansiosos de coisa alguma, ou seja, nenhuma situação deve tirar a nossa estabilidade emocional. O verbo ANDAR aqui no texto nos traz a ideia de algo contínuo, ou seja, algo que se torna rotina do dia a dia.

Certa vez Jesus repreende os seus discípulos porque estavam ansiosos, quanto ao que haviam de comer, beber e vestir (Mt 6.25-34). Ele usa o exemplo das aves que não plantam, não colhem, não tem celeiros e nenhuma delas passa necessidade, porque o Pai celeste as sustenta. Ainda Ele fala dos lírios do campo que não trabalham, nem fiam, contudo, eles se vestem de uma beleza que nem Salomão em toda a sua glória se vestiu assim. 

A seguir Jesus os corrige dizendo: Se Deus cuida de maneira tão maravilhosa das aves e das ervas do campo, porventura Ele não vai cuidar de vocês que valem muito mais? Vocês não tem fé?

Como então podemos resolver o problema da ansiedade?

2 – O PRINCIPAL REMÉDIO CONTRA A ANSIEDADE É A ORAÇÃO!

Na verdade nós precisamos de ajuda. O texto afirma que devemos fazer conhecidas diante de Deus as nossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças. Oração é algo primordial para resolver nossas questões. Claro que Deus se utiliza de outros meios também para nos ajudar. Porém, a oração é a base. 

Aqui destacamos duas coisas importantes: Primeiro que a Palavra de Deus é para nós um GPS que nos guia por um caminho seguro, que nos orienta sobre todas as coisas. Em segundo que a oração é o meio especial que temos para falar com Deus, de levar até Ele os nossos anseios e depositar nEle toda a nossa confiança. 

Observe que há um relacionamento entre o Pai e seus filhos, há uma conversa um diálogo. É exatamente isso que Deus deseja que façamos, mantendo assim a nossa comunhão com Ele e recebendo dele toda a sua ajuda e provisão que precisamos.

Certa vez Jesus disse: “Vinde a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei” (Mt 11.28).

As palavras de Jesus são palavras de refrigério para nós que cremos nEle. Jesus nos faz um convite especial, de irmos ao seu encontro e levar até Ele nossos fardos pesados que, estão trazendo a nós uma sobrecarga. O meio pelo qual nos achegamos a Jesus é a oração. 

Pela oração nós manifestamos a nossa dependência de Deus. Em alguns casos essa oração torna-se uma súplica, principalmente quando a situação se apresenta mais grave ou urgente. A súplica é semelhante a um pedido de socorro, um clamor mais intenso. Contudo, seja na oração cotidiana quanto na súplica devemos fazê-las com “ações de graças”, manifestando assim a nossa confiança e o nosso contentamento em Deus, reconhecendo que Ele está no controle sempre, em toda e qualquer situação.

O resultado para quem entrega a Deus a sua ansiedade!

3 – DEUS DARÁ VERDADEIRA PAZ!

Vejam que o texto associa a ansiedade com ausência de paz, e somente por meio de Cristo recebemos verdadeira paz. Somente em Cristo temos condições de ter a nossa ansiedade controlada. É como se Jesus sussurrasse aos nossos ouvidos dizendo: “Entregue para mim a sua ansiedade que em troca eu te dou a minha paz”. 

Antes da sua morte, Jesus disse aos seus discípulos: “Deixo com vocês a paz, a minha paz vos dou; não lhes dou a paz como o mundo a dá. Não tenham aflições em vosso coração, nem tenham medo” (Jo 14.27).

Após a ressurreição, as primeiras palavras de Jesus para os seus discípulos foram: “Paz seja convosco!” (Lc 24.36). 

O que mais o ser humano anseia é viver em paz. Há uma busca incessante por essa paz. Porém, a maioria não a encontra. O que está errado? Muito simples saber a resposta: Só há uma FONTE onde encontrá-la. DEUS É A FONTE. Faço uso aqui das palavras de Jesus (paráfrase): O mundo vai oferecer para vocês uma PAZ ILUSÓRIA, somente EU posso oferecer a VERDADEIRA PAZ!

Em suma, fora de Deus há um vazio no ser humano, que o mundo não pode preencher.

CONCLUSÃO:

Se você passa por esse problema tão sério de ansiedade. Se isso tem tirado a sua paz, não se esqueça, seu caso tem solução! O primeiro passo que você deve dar é buscar auxílio em Deus. Deixa Deus conduzir a sua vida, deixa Deus curar a sua enfermidade. Só em Deus você pode encontrar refrigério e viver uma vida de verdadeira paz, em toda e qualquer circunstância.

Deus estará sempre pronto para te socorrer!

APROPRIE-SE DESSA PROMESSA HOJE!

Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças. E a paz de Deus que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus.

-Filipenses 4.6-7

Compartilhar artigo:

Pr. Délzio Luiz

Colunista

2 Comentários

  • Marcia Estevam

    Que palavra abençoada …. Sabemos que é muito difícil não termos ansiedades no mundo de hoje, mas com Deus tudo vencemos.

    Deus te abençoe Pastor por nós guiar na palavra de Deus…. Louvado seja o nosso Senhor

  • Natália Estevam

    Que palavra abençoada e um assunto muito importante!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conexão Cristã

Administração

Bem-vindo ao Conexão Cristã, uma comunidade virtual dedicada a compartilhar a mensagem transformadora de Cristo de forma acessível e edificante. Nossa equipe de colunistas, com visões teológicas variadas mas convergentes, promove o amor e o respeito mútuo para uma verdadeira conexão com Cristo. Junte-se a nós nesta jornada de fé, aprendizado e crescimento espiritual. Ouça as músicas recomendadas por nossos colunistas no Spotify.

Siga no Instagram

Newsletter

Junte-se à família!

Inscreva-se para receber um boletim informativo.

    Tags

    Edit Template

    Apoia-se

    Unidos na fé, fortalecemos uns aos outros na jornada cristã. Apoie-nos na missão de compartilhar a mensagem do amor e da esperança encontrados no Cristo que nos conecta.

    Chave Pix: contato@conexaocristablog.com.br

    © 2024 Conexão Cristã  ♥  FEITO POR DIGITAL HOLMES.