Unidos pelo evangelho Mensagens de fé e esperança Devocionais e reflexões biblicas Somente a Graça de Deus

Quer fazer parceria conosco? Entre em contato.

    Postagens populares

    Temas

    Edit Template

    Qual a finalidade das provações e como vencê-las?

    Bem-aventurado o homem que suporta, com perseverança, a provação; porque, depois de ter sido aprovado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor prometeu aos que o amam” (Tg 1.12).

    A Bíblia está repleta de promessas para todos aqueles que amam a Deus, para aqueles que depositam no Senhor a sua confiança e, para desfrutar dessas promessas é preciso manifestar uma fé genuína nele.

    “De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam” (Hb 11.6).

    O contexto das provações é o ambiente ideal, preparado por Deus para provar a nossa fé, em outras palavras, as provações são métodos de Deus para manifestar o Seu poder e aperfeiçoar a vida espiritual dos seus filhos, conforme as Escrituras afirmam.

    No início da Carta de Tiago está escrito: “Meus irmãos, tende motivo de toda alegria o passardes por várias provações, sabendo que a provação da vossa fé uma vez confirmada, produz perseverança. Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes” (Tg 1.2-4).

    A GRANDE DIFICULDADE DE ACEITAR UM AMBIENTE ADVERSO!

    A grande questão é que maioria das pessoas quando passam por situações de provações, tem mais o instinto de murmurar, de reclamar, do que de voltar-se para Deus e buscar nele forças para vencer as adversidades!

    No Antigo Testamento, quando Deus libertou o seu povo do cativeiro do Egito, no caminho preparado por Deus havia um DESERTO. Deserto no contexto bíblico é lugar de provações. Ali no deserto Deus providencia todos os recursos para a sobrevivência do povo. Dos quais destacamos: A nuvem que os acompanhava trazendo sombra durante o dia, para o povo não morrer com insolação e calor, essa mesma nuvem, a noite se transformava numa grande bola de fogo para aquecê-los na madrugada gelada do deserto.

    Deus fazia chover do céu o maná para alimentá-los, das rochas o Senhor fazia brotar fontes de águas para saciar a sede. As roupas e sandálias que vestiam não se consumiram durante os quarenta anos que permaneceram no deserto.

    Mesmo assim, presenciando os grandes feitos de Deus, mesmo provando da Sua imensa bondade, em muitos momentos o povo murmurou e se rebelou contra o Senhor.

    A GRANDE PERGUNTA É: COMO SE COMPORTAR DIANTE DAS PROVAÇÕES?

    Podemos destacar dois tipos de comportamentos opostos diante das provações: Primeiro e mais comum na maioria das pessoas é aproveitar a situação para reclamar, manifestando um grande descontentamento. Segundo, é o comportamento daqueles que corretamente vão recorrer a Deus rogando pela sua força e auxílio. Esses porque são gratos e entendem que Deus está no controle. Aqueles porque são ingratos e acham que Deus tem a obrigação de realizar todos os seus desejos.

    Com base no texto de Tiago tiramos algumas lições:

    1 – AS PROVAÇÕES SÃO INEVITÁVEIS!
    Não temos o controle sobre as provações. Aqui nesta vida estamos sujeitos a passar por várias provações. Mas devemos entender que nada nesta vida estará fora do controle de Deus. Jó depois de passar por tantas provas na vida disse: “[Senhor]: Bem sei que tudo podes, e nenhum dos teus planos pode ser frustrado” (Jó 42.2).

    2 – AS PROVAÇÕES FORTALECEM A NOSSA FÉ!
    A nossa fé é provada por Deus, não há outra maneira tão intensa de manifestar a nossa fé quando estamos vivendo alguma situação adversa. Deus na sua infinita sabedoria; providencia momentos para nós reconhecermos nossas limitações e fraquezas e buscar nele o socorro oportuno em toda e qualquer tribulação.

    3 – AS PROVAÇÕES PRODUZEM EM NÓS PERSEVERANÇA!
    A perseverança é a virtude daquele que não desiste com facilidade, daquele que persiste, mesmo que a situação esteja muito difícil. Espiritualmente falando, quando a Palavra de Deus nos exorta a perseverar é dizer que devemos permanecer com a nossa confiança em Deus em alto nível. Cremos que temos uma maravilhosa promessa a herdar (Tg 1.12), mas até receber a herança é preciso atravessar desertos.

    4 – AS PROVAÇÕES PRODUZEM EM NÓS APERFEIÇOAMENTO!
    O desejo de Deus é que sejamos perfeitos e íntegros, em nada deficientes. Somos como uma pedra bruta que precisa ser lapidada. Somente Deus pode lapidar essa pedra bruta. Associado a pedra está o nosso coração que naturalmente é um coração duro, bruto, ingrato, etc. Deus deseja transformar nosso coração, para que tenhamos um coração sensível com o formato do Senhor. Esse coração Deus não rejeita, porque se torna um coração humilde, quebrantado e contrito.

    CONCLUSÃO:

    Só havia uma prova que não poderíamos suportar. Por causa do pecado, mesmo que lutássemos com toda a nossa força, nunca venceríamos o maligno, o pecado e a morte. Na sua infinita graça, Deus providenciou a libertação para todo aquele que Nele crê, enviando na plenitude dos tempos o seu Filho unigênito, para que viesse até nós e carregasse a nossa cruz. Suportando nela toda a ira do Pai, portanto, foi na cruz que Cristo venceu a maior de todas as batalhas em nosso favor. Jesus é a nossa inspiração!

    Hoje as palavras de Jesus continuam ecoando em nossos corações:

    “Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo” (Jo 16.33).

    NÃO EXISTEM BARREIRAS QUE DEUS NÃO POSSA DERRUBÁ-LAS!

    Compartilhar artigo:

    Pr. Délzio Luiz

    Colunista

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Conexão Cristã

    Administração

    Bem-vindo ao Conexão Cristã, uma comunidade virtual dedicada a compartilhar a mensagem transformadora de Cristo de forma acessível e edificante. Nossa equipe de colunistas, com visões teológicas variadas mas convergentes, promove o amor e o respeito mútuo para uma verdadeira conexão com Cristo. Junte-se a nós nesta jornada de fé, aprendizado e crescimento espiritual. Ouça as músicas recomendadas por nossos colunistas no Spotify.

    Siga no Instagram

    Newsletter

    Junte-se à família!

    Inscreva-se para receber um boletim informativo.

      Tags

      Edit Template

      Apoia-se

      Unidos na fé, fortalecemos uns aos outros na jornada cristã. Apoie-nos na missão de compartilhar a mensagem do amor e da esperança encontrados no Cristo que nos conecta.

      Chave Pix: contato@conexaocristablog.com.br

      © 2024 Conexão Cristã  ♥  FEITO POR DIGITAL HOLMES.