Unidos pelo evangelho Mensagens de fé e esperança Devocionais e reflexões biblicas Somente a Graça de Deus

Quer fazer parceria conosco? Entre em contato.

    Postagens populares

    Temas

    Edit Template

    A Santificação do Discípulo: Como Viver uma Vida Separada para Deus?

    “O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. Fiel é o que vos chama, o qual também o fará” (1Ts 5.23-24).

    INTRODUÇÃO: A ideia bíblica de santificação é a de separação. O povo de Deus é um povo separado do mundo, para viver no mundo, agradando e servindo a Deus. A doutrina da santificação tem dois aspectos: 1) A santificação posicional, isto é, aquilo que somos diante de Deus porque estamos em Cristo (1Co 6.11; Rm 5.1). 2) A Santificação experimental, isto é, o processo de santificação quando vamos deixando as práticas pecaminosas e nos consagrando a Deus (Rm 6.14-16;Rm 12.1,2).

    1 – OS PRINCÍPIOS BÍBLICOS DA SANTIFICAÇÃO

    O processo de santificação do discípulo começa na conversão e só terminará com a sua glorificação, na segunda vinda de Jesus (1Jo 3.2). O processo de santificação é realizado da seguinte maneira:

    1.1 – Deus é o autor da santificação – Deus é quem soberanamente, santifica o seu povo (Ez 37.28). Ele nos escolheu para sermos santos e irrepreensíveis perante Ele (Ef 1.4). Somente o próprio Deus pode nos separar do pecado para a santidade (Hb 13.20,21).

    1.2 – O Espírito Santo é o executivo da santificação – O Espírito Santo é quem executa no discípulo a santificação (1Co 6.11; 2Ts 2.13; 1Pe 1.2). A santificação é uma obra divina e sobrenatural. A força humana não pode produzir santidade.

    1.3 – A obra de Cristo é a base da santificação – A santificação executada pelo Espírito Santo baseia-se na expiação feita por Jesus Cristo (1Co 1.2,30; Hb 10.10; 13.12). Jesus morreu em nosso lugar para nos salvar e nos santificar. É o sangue de Jesus que nos purifica de todo o pecado (1Jo 1.7).

    1.4 – A Palavra de Deus é o instrumento da santificação – A santificação é realizada pelo Espírito Santo por meio da Palavra de Deus. “Santifica-os na verdade, a tua palavra é a verdade” (Jo 17.17). A Bíblia é a verdade revelada e escrita de Deus. É pela instrumentalidade da Palavra que o discípulo é santificado (Sl 119.9-11; Ef 5.26,27; 1Pe 1.22,23).

    1.5 – A fé é o meio para obter a santificação – Recebemos de Deus a fé salvadora no ato da conversão e depois passamos a viver por meio dela. Assim como o crente é justificado pela fé (Rm 1.17; Gl 3.11), ele também é santificado pela fé (At 26.18; Hb 10.38).

    2 – A PRÁTICA DA SANTIFICAÇÃO

    A santificação é um mandamento de Deus para os seus discípulos (1Pe 1.14-16). Deus quer que persigamos a santificação (Hb 12.14) sem a qual não veremos ao Senhor (Mt 5.8). Cada discípulo é responsável pela sua santificação (2Co 7.1), nesse texto o verbo “aperfeiçoar” significa “completar” ou “concluir” algo que foi iniciado (2Co 8.6). Como você pode cooperar com a sua santificação?

    2.1 – Busque o poder do Espírito Santo – Para vencer a guerra que existe no seu coração, a guerra contra o mundo e contra o Diabo, você precisa do poder do Espírito (Gl 5.16,17). Precisamos ser fortalecidos no Senhor e na Sua força para a guerra espiritual (Ef 6.10-12). A ordem divina é: Enchei-vos do Espírito (Ef 5.18).

    2.2 – Pratique a vida devocional – Leia a Bíblia diariamente e ore sem cessar. O cristão coopera com a sua santificação quando se utiliza dos meios de graça que Deus lhe oferece: a oração, a Palavra e os sacramentos. Você precisa alimentar a sua comunhão diária com Deus (Sl 1.1,2).

    2.3 – Cuide do seu mundo interior – Jesus diagnosticou que o que contamina o homem não é aquilo que entra pela sua boca, mas aquilo que procede do seu coração (Mc 7.20-23). Por isso, devemos combater o pecado internamente, na sua origem. Precisamos purificar a nossa mente e o nosso coração (Sl 51.10; Fl 4.8).

    2.4 – Substitua os seus hábitos – A Bíblia ensina que a santificação consiste de duas partes: A mortificação do velho homem e a vivificação do novo homem (Rm 6.4,11; Gl 5.24; Cl 3.1-11). Santificação é andar de acordo com a nossa nova natureza. É abandonar o estilo de vida que tínhamos antes da nossa conversão e andar em novidade de vida (Rm 6.4).

    CONCLUSÃO: O discípulo é um santo que luta contra o pecado. Um discípulo que não busca a santificação é uma contradição. A busca pela santificação é o lado visível da conversão.

    Bibliografia
    Estudo baseado na Revista: Rede de Discipulado. Autor: Arival Dias Casimiro.

    Compartilhar artigo:

    Pr. Délzio Luiz

    Colunista

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Conexão Cristã

    Administração

    Bem-vindo ao Conexão Cristã, uma comunidade virtual dedicada a compartilhar a mensagem transformadora de Cristo de forma acessível e edificante. Nossa equipe de colunistas, com visões teológicas variadas mas convergentes, promove o amor e o respeito mútuo para uma verdadeira conexão com Cristo. Junte-se a nós nesta jornada de fé, aprendizado e crescimento espiritual. Ouça as músicas recomendadas por nossos colunistas no Spotify.

    Siga no Instagram

    Newsletter

    Junte-se à família!

    Inscreva-se para receber um boletim informativo.

      Tags

      Edit Template

      Apoia-se

      Unidos na fé, fortalecemos uns aos outros na jornada cristã. Apoie-nos na missão de compartilhar a mensagem do amor e da esperança encontrados no Cristo que nos conecta.

      Chave Pix: contato@conexaocristablog.com.br

      © 2024 Conexão Cristã  ♥  FEITO POR DIGITAL HOLMES.